Av. Sete de Setembro, 4995, Sala 03 - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Aprenda o que é SPT e para quê serve este ensaio

Saiba mais sobre Aprenda o que é SPT e para quê serve este ensaio

Aprenda o que é SPT e para quê serve este ensaio

Um dos métodos mais simples, difundidos e baratos para investigação do solo de fundação é a sondagem SPT - sigla para Standard Penetration Test - também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento.

Este ensaio consiste na cravação no solo de um tudo metálico de 2,5'' (63,5mm) de diâmetro, com o objetivo de coletar informações do substrato conforme a tubulação avança em profundidade, e é executado por empresas especialistas em sondagens.

A realização deste ensaio garante um conjunto de informações necessárias e confiáveis para a elaboração de um projeto de fundações adequado ao tipo de solo em questão, evitando fundações superdimensionadas, ou pior, fundações subdimensionadas que venham a causar danos à estrutura da edificação.

É extremamente desaconselhável a utilização de resultados de ensaio SPT de terrenos vizinhos, pois devido à sua composição mineralógica, o solo é um dos elementos da natureza de maior heterogeneidade, podendo inclusive ocorrer variações significativas de solo dentro do próprio terreno.

O ensaio é indispensável para o projeto estrutural e para o projeto de fundações, dando informações valiosas inclusive para a escolha do tipo de fundação a ser utilizada (fundação em sapatas, radiers, com uso de estacas, etc).

A escolha do tipo de fundação mais adequada para uma edificação deve ser feita por um Engenheiro capacitado, a fim de proporcionar segurança e evitar desperdícios de material durante a construção.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e entre em contato conosco.

#SPT #projetodeestruturas #projetodeengenharia #construçãocivil #construção #fundações


Solicite um orçamento