Av. Sete de Setembro, 4995, Sala 03 - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

O que deve conter cada projeto de engenharia?

Saiba mais sobre O que deve conter cada projeto de engenharia?

O que deve conter cada projeto de engenharia?

Uma dúvida bastante frequente que surge durante a construção é se os projetos contratados possuem todos os elementos necessários para a correta execução. Se você está em dúvida sobre quais projetos são essenciais para começar a construir, clique aqui.

Os projetos de todas as disciplinas possuem alguns componentes em comum: a representação em plantas, cortes, detalhes, lista de material e memorial de cálculo.

Projeto Hidrossanitário

Projetos hidrossanitários contam com a representação das tubulações em planta de piso e de teto, além de vistas e/ou isométricas, formas mais complexas para indicar a passagem das tubulações e evitar conflitos com elementos da estrutura da edificação. Deve estar incluso no projeto os sistemas de água fria, água quente se existir, esgoto gorduroso e sanitário, águas pluviais e reutilização da água da chuva, dependendo da legislação do município.

Os projetos hidrossanitários devem conter uma lista de material bem elaborada. Muitos projetistas assumem que o encanador irá utilizar o projeto apenas como orientação e irá executar baseado na própria experiência. Dessa forma, os projetos são entregues com quantitativos de material muito imprecisos e pouco úteis. Um bom projeto deve entregue acompanhado de um quantitativo preciso de materiais, auxiliando até mesmo no controle de gastos da obra.

Projeto Elétrico

Os projetos elétricos possuem a característica de trazerem a representação da entrada de energia, fiação, eletrodutos, pontos de consumo e quadros elétricos em planta. Os quadros de entrada e distribuição são também representados em esquemas unifilares e multifilares, além do quadro de cargas, que resume os circuitos, fiação, corrente, potência instalada, entre outras informações úteis para a equipe de obra.

Assim como com os projetos hidrossanitários, os projetos elétricos também devem ser acompanhados de um quantitativo de materiais preciso.

Projeto Estrutural

Projetos de estruturas devem trazer plantas de formas indicando as dimensões dos elementos estruturais, como lajes, vigas e pilares. O detalhamento da armadura de todas as vigas, pilares e fundações, além de plantas de locação dos elementos de fundação em relação ao terreno para o correto posicionamento da fundação e da supra estrutura, também são partes fundamentais desse tipo de projeto.

Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PSCIP)

Projetos de incêndio devem trazer a indicação dos riscos presentes na edificação e as medidas de prevenção, em modelo de prancha específico no padrão do corpo de bombeiros. A apresentação dos projetos sempre é acompanhada de memorial descritivo, contendo as informações relativas à edificação e os cálculos das medidas preventivas. Nem todas as edificações necessitam de plano de combate à incêndio. Clique aqui para saber se a sua edificação precisa ou não deste projeto.

Para contratar bons projetos de engenharia, entre em contato com uma empresa especializada em projetos e que pode trazer a melhor solução, aliando economia na etapa de obra com uma solução otimizada.

#projetohidrossanitario #projetoelétrico #ProjetodeEngenharia #PSCIP #projetoaguafria #projetodeestruturas #projetoestrutural


Solicite um orçamento