Av. Sete de Setembro, 4995, Sala 03 - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

O meu disjuntor cai, o que fazer?

Saiba mais sobre O meu disjuntor cai, o que fazer?

Por vezes, o disjuntor do quadro de distribuição cai, ou desarma, nos momentos em que mais precisamos como quando ligamos um forno elétrico, ou chuveiro, ou outro equipamento elétrico que demande um pouco mais de energia. O que fazer para resolver esta situação?

Antes de tudo, devemos entender a função do disjuntor na instalação elétrica. Ele serve para proteção contra sobrecargas, ou seja, caso seja ligado um aparelho com uma potência elevada (o que também irá demandar uma corrente elevada) ele irá interromper o fluxo de corrente no circuito, protegendo a fiação. Lembre-se que cada bitola de fio suporta uma determinada corrente, e caso passe por ele uma corrente superior ao limite ele irá aquecer, podendo inclusive causar um incêndio.

O meu disjuntor cai, o que fazer?

Meu disjuntor cai, o que fazer?Meu disjuntor cai, o que fazer?

Logo, a causa mais comum para a queda de disjuntores é a sobrecarga do circuito. Para resolver este problema, o melhor será trocar o disjuntor por um maior que esteja corretamente dimensionado para as cargas instaladas. Porém, NUNCA troque o disjuntor sem ter certeza de que a fiação suporta uma corrente maior, caso contrário, o disjuntor perderá a sua função de proteção da fiação, podendo causar graves acidentes, como curto-circuitos e incêndios. Caso a fiação não suporte a corrente necessária para a carga instalada a fiação do circuito deverá ser trocada por uma de bitola maior, junto com o disjuntor. Na dúvida, o melhor é chamar um profissional que irá avaliar toda a instalação elétrica e garantir o correto dimensionamento do sistema.

Pode ser que a causa deste problema não seja (apenas) a sobrecarga. Também pode ocorrer uma fuga de corrente em algum ponto do circuito ou no próprio aparelho elétrico. Para resolver este problema, certifique-se que o aparelho esteja corretamente ligado, se ainda está na garantia e se está sendo seguido as orientações do manual de instruções. Caso seja uma fuga de corrente no próprio circuito, chame um profissional que deverá avaliar toda a instalação. Também pode ocorrer que a fixação do disjuntor no quadro e nos terminais esteja frouxa, sendo necessário apenas reapertá-las.

Em qualquer caso, é importante a avaliação por uma pessoa capacitada. Manipulações em instalações elétricas podem causar sérios acidentes, como choques e incêndios. Sempre chame um profissional para realizar estes serviços.

#Disjuntor #Projetoelétrico #Disjuntordesarmando


Solicite um orçamento