Av. Sete de Setembro, 4995, Sala 03 - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Como faço para tirar o CVE

Saiba mais sobre Como faço para tirar o CVE

Um documento geralmente pedido na solicitação do Alvará de Funcionamento é o CVE, ou Certificado de Vistoria em Estabelecimento, emitido pelo Corpo de Bombeiros. Se você acompanha o blog, já sabe quando será necessário a elaboração de um Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).

Se a edificação possui menos de 200 m², não é necessária a elaboração de um PSCIP ou PSS. Contudo, essa dispensa de apresentação de um Plano de Segurança não exime o proprietário da instalação das medidas de segurança contra incêndio prescritas no CSCIP.

Os bombeiros, durante a vistoria, vão indicar as falhas e apontar quais as alterações que devem ser feitas no estabelecimento para a aprovação. Porém, os itens pedidos são simples e podem ser instalados com antecedência.

As medidas de segurança mais comuns são:

Saídas de Emergência:

Como faço para tirar o CVE

Saída de EmergênciaSaída de Emergência

De acordo com NPT-011 com a finalidade de propiciar à população o abandono seguro e protegido da edificação em caso de incêndio ou pânico, bem como permitir o acesso de guarnições de bombeiros para o combate ao incêndio ou retirada de pessoas.

Iluminação de Emergência:

Como faço para tirar o CVE

Iluminação de EmergênciaIluminação de Emergência

Prever sistema de iluminação de emergência, de acordo com a NPT-018, a fim de melhorar as condições de abandono.

Sinalização de Emergência:

Como faço para tirar o CVE

Sinalização de EmergênciaSinalização de Emergência

A NPT-020 orienta quanto as medidas para reduzir a ocorrência de incêndio, alertar para os perigos existentes e garantir que sejam adotadas medidas adequadas à situação de risco, orientando as ações de combate e facilitando a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de sinistro.

Extintores:

Como faço para tirar o CVE

Extintor de IncêndioExtintor de Incêndio

Para combate ao princípio de sinistro, é necessário seguir as recomendações da NPT-021, instalando da forma correta as unidades suficientes e necessárias de extintores.

Como faço para solicitar a vistoria?

As vistorias devem ser solicitadas através do PREVFOGO, sistema de gerenciamento do Corpo de Bombeiros. A solicitação pode ser feita diretamente no site ou pessoalmente no quartel, portando os documentos de identificação da empresa e do ponto comercial. Ao finalizar a solicitação, é emitida uma taxa para liberação da vistoria que ocorrerá em até 10 dias após o pagamento.

#CertificadodeVistoria #CorpodeBombeiros #PrevençãodeIncêndio


Solicite um orçamento