Av. Sete de Setembro, 4995, Sala 03 - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

O que é o Nível de Desenvolvimento (LOD) de um modelo BIM?

Saiba mais sobre O que é o Nível de Desenvolvimento (LOD) de um modelo BIM?

O LOD é uma especificação que permite aos profissionais da indústria da construção comunicarem claramente quanta informação a geometria do modelo BIM contém. Esta classificação representa o grau de informações que os diferentes membros de uma equipe podem esperar encontrar em um modelo.

A especificação de LOD também ajuda os modeladores a definir quais características de cada elemento serão incluídas em cada fase do modelo.

Usando as especificações de LOD, modeladores, arquitetos e engenheiros podem comunicar claramente entre si e para os futuros usuários do modelo sobre o seu grau de informação presentes na modelagem, bem como suas limitações.

As origens

As especificações de LOD foram introduzidas pela primeira vez pelo Instituto Americano de Arquitetos (American Institute of Architects) em 2008, onde foram definidos 5 níveis de desenvolvimento que um modelo BIM pode se enquadrar.

Nível de desenvolvimento vs. Nível de detalhamento

Algumas pessoas interpretam LOD como nível de detalhamento (level of detail) ao invés de nível de desenvolvimento (level of development). As informações deste artigo se referem ao nível de desenvolvimento, e existem importantes diferenças entre estes dois conceitos.

Nível de detalhamento é o grau de detalhe que as informações de um modelo são apresentadas, enquanto o nível de desenvolvimento é o grau de informações com que contam os elementos de um modelo, como especificações, geometria, e informações externas anexas.

No atual contexto, os níveis de desenvolvimento são 6, conforme definido pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA). De acordo com a AIA, o primeiro nível é o LOD 100, que é o nível de desenvolvimento associado ao pré-projeto, onde o modelo consiste em símbolos 2D e objetos tridimensionais de massa para representar genericamente objetos espaciais. O LOD 200 é atingido quando é possível extrair quantitativos aproximados do modelo, bem como formas gerais, geometrias e localização. No LOD 300, os elementos são definidos pelas suas dimensões exatas e suas posições relativas entre si são também são precisas. No LOD 350 todas as informações sobre cada objeto estão precisamente definidas e suas conexões com demais objetos estão presentes. O LOD 400 entrega as informações básicas sobre a construção dos diversos elementos, e no LOD 500 estão representadas as reais funções desempenhadas por um elemento em uma construção real. Um resumo das características esperadas em cada nível de desenvolvimento está apresentado a seguir:

O que é o Nível de Desenvolvimento (LOD) de um modelo BIM?

Vantagens no uso dos LOD’s para especificação de modelos BIM:

• Melhor colaboração e comunicação entre diferentes equipes:

Com a ajuda de especificações padronizadas e informações detalhadas sobre todos

os elementos do projeto, os projetistas podem fornecer diretrizes e dados para os futuros usuários do modelo ajudando a reduzir problemas de execução e manutenção.

Quanto aos projetistas, a classificação LOD ajuda a comunicação clara entre os membros de um mesmo escritório e entre membros de diferentes escritórios, no caso de trabalhos colaborativos multidisciplinares.

• Escopo articulado associado a um produto BIM:

Com a ajuda do LOD, os modelos BIM se tornam mais precisos. Ao mesmo tempo, todas as equipes, incluindo os proprietários, podem especificar com precisão o nível de detalhe que desejam de um modelo BIM e tem claro na mente qual será o escopo entregável do projeto.

A Delta Consultoria e Projetos é especialista em elaboração de projetos em BIM.

#BIM #LOD #Modelo #Modelagem


Solicite um orçamento