Av. Sete de Setembro, 4995, Sala 03 - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Como funciona a Engenharia do Proprietário?

Saiba mais sobre Como funciona a Engenharia do Proprietário?

Como funciona a Engenharia do Proprietário?

A Engenharia do Proprietário vem cada vez mais se fazendo presente em grandes empreendimentos urbanos comerciais ou residenciais, especialmente em obras em que existem várias empresas contratadas. Esta é uma forma de contratação em que uma empresa de engenharia presta serviços para um cliente não especializado em construção ou que não quer gerenciar o dia a dia da obra. Neste modelo, o contratado se torna parte da equipe do cliente, atuando como o “olho do dono” durante a construção, auxiliando-o durante todas as etapas da do empreendimento.

O objetivo é gerenciar as equipes de forma que não ocorram divergências de escopo, custo e prazo. As principais atividades durante este tipo de contrato são fiscalização dos serviços durante a execução, verificação da porcentagem realizada e das etapas finalizadas, resolução de conflitos ou imprecisões de projeto, gerenciamento de cronograma e documentação da obra.

Equalização dos orçamentos

A avaliação dos orçamentos permite que se verifique diferenças entre os serviços ofertados pelas empresas. Nem sempre a melhor opção é a mais barata, a qualidade dos materiais, técnica empregada, número de funcionários, certificações e especialização da mão de obra, podem fazer a diferença entre ter uma obra bem acabada e uma com sérios problemas.

Fiscalização dos serviços

A fiscalização durante a execução é imprescindível para eliminar vícios construtivos, que podem se tornar uma dor de cabeça para o proprietário durante a obra ou até mesmo depois da entrega da edificação. A presença de pessoal qualificado em nome do cliente garante que todos os requisitos da construção serão executados conforme constam no escopo dos contratos e que compreendem todas as necessidades do cliente.

Gerenciamento de cronograma

A Engenharia do Proprietário também tem como objetivo manter um cronograma atualizado para que o cliente analise o andamento de seu empreendimento, antecipando eventuais atrasos e reduzindo riscos.

Análise dos Projetos

Um ponto muito importante é a compatibilização dos projetos, que permite que sejam verificados conflitos entre as disciplinas e procurados soluções antes da etapa de obra. A partir da análise detalhada de interferências entre projetos de estrutura, arquitetura, hidráulica e elétrica, pode-se reduzir riscos de atrasos, custos extras e retrabalhos.

Desta forma, a empresa de engenharia se torna não apenas um fornecedor, mas um parceiro, pois seu interesse no sucesso da implantação é tão grande quanto o de seu cliente. Se você não é especialista em construção, contrate uma empresa especializada.

#EngenhariadoProprietário #Acompanhamentodeobra #Construção #ProjetodeEngenharia


Solicite um orçamento