Saiba mais sobre Como evitar ruídos em tubulações?
As instalações hidráulicas e sanitárias devem ser executadas de modo a atender às exigências de conforto em relação à ruídos transmitidos ou produzidos pela tubulação. Principalmente no período noturno onde o silêncio do ambiente é grande, muitos moradores relatam barulhos excessivos das instalações, principalmente em edifícios altos.
O pleno conhecimento da geração e transmissão de ruídos em tubulações preenchidas com líquido é muito difícil pois este fenômeno é extremamente complexo. Entretanto, por experiência constata-se que ruídos ocorrem mais facilmente em tubulações com maior pressão de água, logo, a ocorrência maior se dá em edifícios altos. O transporte de água sob alta pressão nas tubulações, nos aparelhos hidráulicos, válvulas de descarga, conexões, torneiras, e em bomba de recalque geram ruídos que se propagam pela canalização, e por sua vez para a estrutura do prédio e paredes.
Além destas causas, pode ocorrer um fenômeno chamado “golpe de aríete”, que é gerado na interrupção no movimento da massa d'água nas canalizações de forma brusca. Esta interrupção causa uma onda de sobrepressão que percorre a tubulação no sentido contrário ao fluxo de água. A magnitude esta sobrepressão depende do diâmetro da tubulação e da velocidade da água, mas costuma ser muito forte, causando muito ruido, vibração nas tubulações e até rompimento de válvulas e peças hidráulicas.
Para uma medição precisa do nível de ruído em um ambiente devem ser usados um sonômetro ou um decibelímetro. Estes instrumentos medem a pressão sonora no ambiente com um microfone e dão a medida do ruído em dB (decibel). A seguir tem-se uma comparação de ruídos com as suas respectivas magnitudes de decibéis.
Assim, em edifícios é aconselhável o uso de caixas de descarga no lugar de válvula de descarga, o que além de contribuir para economia de água, utiliza tubulações menores, com menores vazões e menor velocidade, evitando assim o golpe de aríete.
O uso de tubulações PEX (tubos flexíves de polietileno reticulado) também constribuem para um menor ruído nas instalações, pois as suas curvas são mais suaves.
No quesito de projeto, é aconselhável que prumadas hidráulicas passem em ambientes com menos permanencia de pessoas, proporcionando assim maior conforto aos moradores.
Para a disposição dos comodos em projeto, será uma boa medida locar as peças hidráulicas o mais distante possível das áreas habitadas, em paredes opostas.
Na construção, evitar utilizar tijolos vazados nas paredes que contenham tubulações, para evitar a transmissão de ruídos, e também deixar um recobrimento de 50mm (tijolo maciço, argamassa, ou tijolo e argamassa).