Rua Santa Catarina, 65, sala 214B - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Como fazer dimensionamento de reservatório

Saiba mais sobre Como fazer dimensionamento de reservatório

A finalidade do reservatório é prover o abastecimento contínuo e adequado para toda a edificação, ou seja, atendendo critérios de vazão, pressão, volume e qualidade da água. O seu volume deve ser definido levando-se em consideração o padrão de consumo de água na edificação.

Segundo a norma vigente (NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente), o volume do reservatório deve ser, no mínimo, o volume de água de consumo da edificação por 24 horas (1 dia), excluso desta conta o volume de água para combate à incêndio. É comum o projetista adotar um volume maior do que o mínimo, considerando o consumo de 1,5 dia ou 2 dias.

Ao considerar um volume maior de reservação, a edificação estará mais protegida contra eventos de falta d’água por parte da concessionária. Em períodos de grave estiagem, é comum a concessionária de água promover um racionamento de fornecimento, o que poderá causar falta de abastecimento de água para os moradores caso a reserva seja muito pequena.

Como fazer dimensionamento de reservatório

CONSUMO DIÁRIO DE ÁGUA

Na ausência de dados mais precisos de perfil de consumo da edificação, pode-se adotar que cada habitante da edificação consuma de 150 a 200 litros de água por dia. Logo, o consumo diário pode ser calculado como:

Cd=P x q

Onde:

Cd = consumo diário total da edificação (litros/dia);

P = População total que ocupará a edificação;

q = Consumo de água per capita (litros/dia)

Dado estas definições, basta apenas definir a quantidade total de pessoas na edificação e o seu consumo diário de água. A título orientativo, uma orientação para a taxa de ocupação de acordo com a natureza do local segue a tabela abaixo:

Como fazer dimensionamento de reservatório
Como fazer dimensionamento de reservatório

Solicite um orçamento