Av. Sete de Setembro, 4995, Sala 03 - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Descubra quais projetos são essenciais para começar a construir

Saiba mais sobre Descubra quais projetos são essenciais para começar a construir

Descubra quais projetos são essenciais para começar a construir

Uma vez que se esteja de posse do terreno devidamente legalizado, deve-se dar início aos projetos de construção. Mas quais são os projetos necessários, e como contratá-los?

O primeiro projeto de uma edificação a ser elaborado é o Projeto Arquitetônico, que servirá de referência para a elaboração dos demais projetos.

Projeto Arquitetônico

No Projeto Arquitetônico serão definidos os cômodos e suas divisões, áreas, dimensões, peças sanitárias, disposição do mobiliário, detalhamento do telhado, bem como a especificação do material e padrão de acabamento. Este projeto deve ser submetido à uma aprovação na Prefeitura da cidade onde a obra será executada, e a responsabilidade por esta aprovação é do profissional que elabora o Projeto Arquitetônico.

Quando o Projeto Arquitetônico estiver concluído, pode-se dar início à elaboração dos demais projetos, também chamados de projetos complementares, que são: Projeto Estrutural, Projeto de Instalações Hidrossanitárias e Projeto Elétrico. Vamos à cada um deles:

Projeto Estrutural

O Projeto Estrutural em geral é o primeiro projeto complementar a ser desenvolvido. Nele é calculada a estrutura necessária para suportar os carregamentos provenientes das paredes, da caixa d’água, do vento, do telhado, e de outros elementos que por ventura componham o Projeto Arquitetônico, como piscinas e sacadas. Para o início da elaboração do Projeto Estrutural é necessário além o Projeto Arquitetônico o Laudo de Sondagem do terreno para compor o cálculo da fundação adequada.

Projeto de Instalações Hidrossanitárias

Neste projeto são dimensionadas as tubulações de água fria, água quente e esgoto necessárias para suprir os pontos de consumo, como pias, tanques e chuveiros. Ralos que exalam um mau cheiro ou chuveiros que tenham pouca pressão de água são sinais de falta de um Projeto Hidrossanitário ou de um projeto mal elaborado. Neste projeto também são detalhadas as tubulações para drenagem e reaproveitamento de água da chuva (caso o proprietário opte por este sistema).

Projeto Elétrico

Aqui são dimensionadas todas as instalações elétricas da edificação, incluindo o quadro de distribuição geral, bem como a fiação, eletrodutos, disjuntores e outros dispositivos de proteção. Um Projeto Elétrico eficiente evita instalações improvisadas e até acidentes graves, como curtos-circuitos que podem levar a incêndios e prejuízos de grandes proporções.

Em todos os casos, é muito importante que os projetos sejam elaborados por profissionais capacitados e habilitados, proporcionando economia de material e segurança nas instalações e na construção.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e entre em contato conosco.

#projetoestrutural #projetoelétrico #projetoaguafria #projetohidrossanitario #projetoarquitetonico


Solicite um orçamento