Rua Santa Catarina, 65, sala 214B - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Como fazer uma medição individualizada de água

Saiba mais sobre Como fazer uma medição individualizada de água

A medição individualizada de água garante mais controle nos gastos e promove uma maior economia de água no condomínio. A medição individualizada consiste em cada unidade consumidora (apartamento) ter o seu próprio hidrômetro para medição e cobrança de água. Nos condomínios mais antigos, para fins de economia, havia apenas um único hidrômetro para todo o prédio e o valor total referente ao consumo de água era dividido igualmente entre as unidades, independente de quem tenha gasto mais ou menos água.

Este tipo de medição antiga não recompensava a economia de água para a unidade, uma vez que esta economia seria distribuída igualmente para as demais unidades, praticamente não tendo impacto nenhum na conta de água no fim do mês.

OBRIGATORIEDADE

Segundo a Lei Federal nº 13.312 de julho de 2016, todos os imóveis entregues a partir de 2021 devem ter medição de água individualizada para cada unidade. Dessa forma, não temos mais várias prumadas alimentando o apartamento (todas elas derivando da caixa d’água) mas sim uma coluna central com medidores individualizados.

Dentre as vantagens deste sistema está:

• menor desperdício de água, e consequentemente, menor volume de esgoto;

• economia de energia elétrica pela redução do volume bombeado para o reservatório superior;

• redução na inadimplência das contas de água no condomínio;

• facilidade de identificação e correção de vazamentos.

TIPOS DE MEDIÇÕES

Os diversos hidrômetros podem ser instalados andar por andar, ou concentrados todos em uma única região em um pavimento, no térreo por exemplo.

Agrupar todos os hidrômetros em um andar é uma opção que pode ser adotada para prédios baixos (até 3 pavimentos), conforme a imagem:

Como fazer uma medição individualizada de água

Esquema de ligação de hidrômetros concentrados em um único pavimento


Para edifícios mais altos, esta solução poderá ficar inviável, devido tanto ao número excessivo de medidores a serem agrupados quando pela grande variação de pressão entre os diversos pavimentos.

Neste caso, adota-se medidores distribuidos em cada andar , conforme a imagem:

Como fazer uma medição individualizada de água

Solicite um orçamento