Rua Santa Catarina, 65, sala 214B - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Como melhorar a pressão no chuveiro

Saiba mais sobre Como melhorar a pressão no chuveiro

Na hora do banho, uma pressão de água boa é fundamental. O principal fator que governa a pressão disponível no ponto é a altura relativa do ponto ao fundo do reservatório. Quanto mais alto o reservatório em relação a esse ponto, maior será a pressão. A pressão é medida em metros de coluna d’água (m.c.a.). A altura mínima recomendada é de 2 metros.

O segundo maior fator de relevância na pressão disponível no ponto é a distância percorrida pela água até o ponto e a quantidade de conexões. Isso se deve à perda de carga que ocorre pelo atrito do fluído nas paredes do tubo e quando se altera a direção do escoamento com conexões.

Desta forma, a localização do reservatório na planta se torna essencial para encurtar o comprimento das tubulações e reduzir o número de conexões. De acordo com a norma NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente, a pressão mínima no chuveiro deve ser de 1 m.c.a.

Para melhorar a pressão nos pontos de consumo, deve-se locar o reservatório em uma posição equidistante destes e a uma altura suficiente para compensar as perdas de carga. Utilizar tubulações de maior diâmetro também reduz a perda de carga.

Caso não seja possível utilizar tubulações de maior diâmetro ou instalar o reservatório a uma maior altura, podem ser empregados pressurizadores para garantir a pressão na rede. Para escolher o pressurizador adequado, deve-se considerar o número de pontos de consumo simultâneos e a pressão incremental à rede.

Como melhorar a pressão no chuveiro

Se for necessário pressão somente em um ponto, pode ser aplicado um pressurizador de ponto ou um chuveiro com pressurizador, caso seja necessário pressão em mais pontos, pode -se instalar um pressurizador no barrilete.

Para a utilização do equipamento é obrigatório a instalação de um controle elétrico de nível (boia eletrônica) para evitar o acionamento do pressurizador quando o reservatório estiver com nível de água muito baixo, evitando o funcionamento a seco. Na instalação do pressurizador, deve- se fazer um desvio na tubulação (by-pass) para permitir a passagem de água quando não for possível utilizar o pressurizador, em caso de manutenção por exemplo.

Deverá ser instalado um registro de gaveta na tubulação de sucção do pressurizador, no by-pass e na tubulação de recalque, podendo este último ser substituído por uma válvula de retenção.

O ideal é não pressurizar as válvulas de descarga, pois estas possuem vazão muito grande podem causar desgaste no pressurizador, reduzindo a vida útil. Esses pontos podem ser alimentados por outra tubulação, separada da rede pressurizada, utilizando tubulações de maior diâmetro. Os vasos sanitários com caixa acoplada não possuem esse mesmo tipo de válvula de descarga e, portanto, essa recomendação não se aplica.

Como melhorar a pressão no chuveiro

Caso esteja enfrentando problemas de baixa pressão, o ideal é fazer uma avaliação da rede com um engenheiro, que poderá efetuar o cálculo de vazão e pressão nos pontos a fim de definir quais as medidas a serem tomadas para resolver o problema.


Solicite um orçamento