Rua Santa Catarina, 65, sala 214B - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Como fazer a limpeza de reservatório

Saiba mais sobre Como fazer a limpeza de reservatório

Como fazer a limpeza de reservatório

A manutenção periódica no reservatório é determinante para o controle da qualidade da água de toda a edificação. Em algumas localidades, a depender da qualidade da água fornecida, a limpeza do reservatório se torna ainda mais importante. Por exemplo, mas edificações localizadas em fim de redem onde por vezes a concentração de cloro é mais baixa ou mesmo inexistente.

Segundo norma de água (NBR 5626:2020 – Sistema predial de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção) a potabilidade da água no sistema predial deve ser periodicamente monitorada. Assim, a limpeza do reservatório deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano, para garantir a potabilidade da água. Vale lembrar que a água pode ser veículo direto ou indireto para transmissão de doenças.

PROCEDIMENTO DE LIMPEZA

A norma NBR 5626:2020 define os requisitos para a limpeza de desinfecção de reservatórios no seu “Anexo F – Procedimento de limpeza e desinfecção do sistema de água fria e quente”.

  • Interromper o abastecimento de água para o reservatório e abrir torneiras e chuveiros até atingir o nível mínimo de operação dentro do reservatório;
  • Como fazer a limpeza de reservatório
  • Bloquear a saída do reservatório ou barrilete quando o nível mínimo operacional for atingido, de modo a evitar a descida de sujidades e resíduos para a rede de distribuição predial (fechar o registro geral);
Como fazer a limpeza de reservatório
  • Escoar a água do reservatório, inclusive a água da reserva técnica de incêndio, caso exista, até que o nível de fundo do reservatório seja atingido (abrir o registro de limpeza);
  • Como fazer a limpeza de reservatório
  • Esfregar as paredes do reservatório para remover mecanicamente as sujidades e eventual biofilme. Não utilizar sabão, detergente e produtos químicos semelhantes.
  • Como fazer a limpeza de reservatório
  • Manter a saída do reservatório ou do barrilete bloqueada para reabastecer novamente o reservatório com água potável;
  • Adicionar solução de substância que proporcione uma concentração de cloro livre de 1,0mh/L

NOTA: Em reservatórios superiores com mais de uma câmara, realizar sempre a limpeza de uma única câmara por vez, para não interromper o abastecimento de água para a edificação.

NOTA 2: É necessário que todo produto químico utilizado atenda à legislação vigente e à NBR 15784:2017 – Produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano – Efeitos à saúde – Requisitos.

As normas envolvidas neste artigo são:

NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção;

NBR 14800:2018 – Reservatório com corpo em poletileo, com tampa em polietileno ou em polipropileto, para água potável de volume nominal até 3.000 l (inclusive) – Transporte, manuseio, instalação, operação, manutenção e limpeza;

NBR 15784:2017 – Produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano – Efeitos à saúde - Requisitos


Solicite um orçamento