Av. Sete de Setembro, 4995, Sala 03 - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Como é feito um orçamento de obras?

Saiba mais sobre Como é feito um orçamento de obras?

Por vezes o cliente pede um orçamento para uma obra ou serviço e naturalmente surgem algumas dúvidas sobre como o orçamento está estruturado ou como comprar dois orçamentos de empresas diferentes. A seguir nós explicamos

Como é feito um orçamento de obras?

Como é feito um orçamento de obrasComo é feito um orçamento de obras

como as empresas de construção costumam estruturar um orçamento de obra, e como este documento deve ser interpretado.

Em geral, um orçamento de obra costuma ser dividido em dois grandes grupos: itens de custo direto e itens de custo indireto. Como o nome sugere, os itens de custo direto são materiais e/ou serviços que são utilizados diretamente para o desenvolvimento do objetivo da execução. Para o orçamento de uma residência por exemplo, alguns dos custos diretos são o concreto e o aço para a montagem da estrutura, as telhas utilizadas no telhado, a fiação e os disjuntores utilizados no sistema elétrico, entre outros. Os custos indiretos por sua vez representam materiais e/ou serviços que não ficarão incorporados no produto final da obra mas que são necessários para sua construção. Exemplo de custos indiretos são o tapume de fechamento do canteiro de obras, os custos do escritório administrativo da construtora, custo de água, luz, telefone e materiais de limpeza do escritório da obra, impostos, o lucro do construtor, entre outros.

Normalmente as empresas somam todos os custos indiretos e os representam sob a forma de porcentagem que incide sobre o total dos custos diretos. Dá-se o nome à esta porcentagem de BDI, sigla em inglês que significa Budget Difference Income, que no Brasil é designado como Benefícios e Despesas Indiretas.

A forma que cada empresa monta o seu BDI é único, dependendo de quais custos ela considerou como despesas diretas ou indiretas. Sendo assim, no caso de se comprar dois orçamentos de empresas diferentes, deve-se tomar cuidado ao comparar a porcentagem do BDI entre os orçamentos, pois se eles estiverem considerando custos diferentes esta comparação não será justa.


Solicite um orçamento