Av. Sete de Setembro, 4995, Sala 03 - Curitiba-PR 41 3401-6090 41 99687-2175 41 99613-6828

Quanta iluminação é necessária em um ambiente?

Saiba mais sobre Quanta iluminação é necessária em um ambiente?

Quanta iluminação é necessária em um ambiente?

Cada vez mais há a preocupação em projetar ambientes que proporcionem conforto para os usuários. Seja um quarto em uma residência ou uma sala de laboratório de pesquisa, a iluminação tem papel fundamental em proporcionar as condições ideais para a utilização de um ambiente. Você já deve estar imaginando que os dois ambientes possuem características bem distintas quanto à necessidade de iluminação.

De acordo com a NBR 5413 – Iluminância de Interiores, existem Classes de Iluminância de acordo com as atividades que serão realizadas em cada ambiente. Ou seja, para áreas de permanência curta e com requisitos visuais limitados aceita-se pouca iluminação, enquanto que para áreas em que se realizam tarefas visuais muito precisas (como, por exemplo, em salas cirúrgicas) é necessário uma iluminância muito maior.

Outros fatores como idade dos ocupantes, velocidade de execução das tarefas no local e a refletância dos equipamentos e acabamentos também são levados em conta para a determinar a quantidade de iluminação necessária. A Norma também indica valores médios para algumas atividades, o que é muito útil para definir rapidamente a quantidade e tipo de iluminação utilizado.

Mas como determinar se as lâmpadas que estou utilizando proporcionam a quantidade de iluminação recomendada? Isso é fácil, basta conhecer a intensidade de luz emitida por cada tipo de lâmpada. A tabela abaixo contém valores aproximados:

Tabela Comparativa - Lúmens para WattTabela Comparativa - Lúmens para Watt

Quanta iluminação é necessária em um ambiente?

Calculando

Deve-se obter a quantidade total de lúmen, multiplicando a iluminância média pela área do ambiente, e dividir pela quantidade de pontos de iluminação definidos. Pronto! Esse valor será a quantidade de lúmen necessário por lâmpada e pode-se fazer a conversão para Watts.

Os projetos de elétrica e de arquitetura nem sempre contemplam as necessidades de cada usuário. Por isso é importante contratar profissionais engenheiros e arquitetos especialistas para a elaboração dos projetos. A Delta Consultoria e Projetos terá o prazer em lhe atender projetando e construindo espaços sob medida para seu maior conforto.

#Iluminação #ProjetodeEngenharia


Solicite um orçamento